Notícia

Dia da Amazônia

No ano passado, publicamos aqui mais um registro da comemoração do Dia da Amazônia, celebrado em 5 de setembro, desde 1850. Na época, o IBAM dava início a alguns novos trabalhos na Amazônia Legal junto a importantes parceiros, particularmente o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio do Fundo Amazônia, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e o Programa das Nações Unidas para ao Desenvolvimento (PNUD).

O entusiasmo da época, mais do que renovado, foi atualizado neste ano de 2025 por resultados animadores daqueles projetos em curso. Isso se deve ao que vem sendo realizado e a novas oportunidades que os parceiros vêm construindo para reverter o quadro de degradação do bioma. Essa experiência compartilhada envolve: articulação federativa dos entes governamentais, que inclui, na esfera local, mais de 70 municípios da Amazônia Legal; aperfeiçoamento da formação técnica e profissional de servidores municipais; e provisão de ferramentas tecnológicas atualizadas para o desempenho dos Escritórios de Governança locais que estão sendo criados.

O objetivo de estancar o desmatamento, a degradação florestal e os incêndios florestais se soma a uma extraordinária oportunidade de avançar com os parceiros sobre os gargalos e as lacunas da restauração. Municípios e estados que participam dessas iniciativas têm se manifestado, antes de tudo, motivados a uma ação federativa pela reversão positiva do quadro ambiental na Amazônia. Por um lado, avaliam erros do passado que facilitaram o avanço de uma economia predatória na região contra práticas bem sucedidas que apontam outros caminhos. Por outro lado, em Belém-PA, a Amazônia se prepara para sediar a COP30, mobilizando atores nacionais e globais que têm responsabilidades sobre a mudança do clima.

Tudo indica que estamos em um momento de grande oportunidade para a região. O IBAM se soma àqueles que trabalham junto à população e aos povos da Amazônia para colocar em prática as lições aprendidas no passado com visão de futuro.