O Restaura Amazônia tem como objetivo geral contribuir para investimentos em restauração ecológica no Arco da Restauração, começando a construção de um cinturão verde na região do antigo Arco do Desmatamento na região da Amazônia Legal, com a consequente obtenção de benefícios relacionados à conservação da biodiversidade e de seus serviços ecossistêmicos, tais como disponibilidade de recursos hídricos, redução da erosão, melhoria do microclima, remoção de dióxido de carbono da atmosfera, além da geração de empregos e renda.
Deverão ter como objetivo principal a restauração de, no mínimo, 200 hectares de vegetação nativa, contínuos ou não (ver item 10.1.a do Edital).
Pelo menos 50% das áreas (em hectares) de restauração deverão estar localizadas em Unidades de Conservação listadas no Anexo G (ver item 10.1.a do Edital). Poderão ser incluídas áreas de mais de uma UC no mesmo projeto.
Quando uma Unidade de Conservação (UC) estiver localizada em mais de uma macrorregião, a proposta deve considerar apenas a área da UC situada dentro da macrorregião de interesse. Ou seja, ainda que o território da UC se estenda por diferentes macrorregiões, o financiamento das atividades será restrito à região situada na macrorregião focal.